domingo, 24 de fevereiro de 2008

É preciso reconhecer-se frágil.


Imagem de Destaque
Quantas vezes perdemos a oportunidade de aprender?

O bom treinador é aquele que sabe salientar a qualidade do atleta, mas, sobretudo, sabe encaminhá-lo para a superação dos seus limites. Assim, não é possível falar de crescimento humano se antes não falarmos de reconhecimento dos nossos limites. O primeiro passo é reconhecer onde nós precisamos melhorar.

Lamentavelmente, as pessoas não estão preparadas para nos educar para a coragem. Muitas vezes, os incentivos que nos são dados estão mais voltados para esquecermos as nossas fragilidades. Não estamos preparados para encarar a fragilidade. Parece que a nossa educação está sempre voltada para nos revestir de uma coragem que nos faz esquecer o limite. E quando mostramos as nossas fragilidades, há uma série de repreensões.

Nós, humanos, temos uma dificuldade imensa de lidar com a fragilidade do outro – ainda que seja nosso filho. Nós gostamos é de todo mundo feliz. Você já reparou que nós não deixamos a criança chorar? Já reparou que quando o recém-nascido chora, nós fazemos de tudo para calar a boca dele?

Estamos em processo de feitura. Não estou pronto. Eu não sou perfeito, estou por ser feito. Estou sendo feito aos poucos. E no processo de ser feito aos poucos, eu vou descobrindo onde é que dói o espinho da minha limitação.

Quanto mais uma pessoa está aperfeiçoada no processo de ser gente, tanto maior é a facilidade dela de conhecer limites. Ter coragem é descobrir onde está a nossa fragilidade e ali trabalhar com maior empenho. E aí é que entra a grande contribuição do Cristianismo, numa proposta antropológica. Deus não quer que você seja um anjinho na terra, mas que você permita que Ele lhe mostre onde estão os seus limites para que você lute.

Cara feia, arrogância... Isso é complexo de inferioridade e por trás disso se oculta a insegurança. A pior ignorância é aquela que finge que sabe! Temos medo de mostrar que não aprendemos. Quantas vezes na nossa vida, por medo, perdemos a oportunidade de aprender. Às vezes, por medo de expor a nossa fragilidade, perdemos o direito de chorar. E muitas vezes, choramos e não sabemos o porquê estamos chorando.

O ensinamento de Jesus é sempre o avesso do avesso. Quer ser santo? Assuma que você é fraco. Muitas vezes, neste processo de nos conhecer, nós sangramos. E nós precisamos sangrar. Quantas vezes você não se viu traduzido em uma canção de alguém, que teve a coragem de "sangrar" e não teve medo de mostrar as próprias fragilidades.

Para quantas pessoas você teve coragem de "sangrar" e de se mostrar? As pessoas que o enxergam por dentro são raras.

Nós somos todos iguais. Nós padres somos todos iguais. Não adianta fingirmos que somos fortes ou ficar fingindo que não sentimos nada e que não temos medo. É muito melhor nós admitirmos que temos medo.

Conversão é isso. É você educar o seu filho para ele poder lhe contar onde estão os "espinhos" na vida dele. O espinho não é o defeito, mas é a seta que nos mostra onde temos que trabalhar para ser melhores. O que vai sobrar de nós é a nossa vontade de amar. É preciso reconhecer-se frágil.

Artigo produzido a partir da homilia em 23/06/2007

Foto Padre Fábio de Melo

Padre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Programa Escola da Familia


Apresentação


O Programa Escola da Família é uma iniciativa que une mais de 4 mil profissionais da educação, 18.548 estudantes universitários e 20.885 voluntários para criar uma cultura da paz, despertar potencialidades e desenvolver hábitos saudáveis junto aos mais de 7 milhões de jovens que vivem no Estado de São Paulo.

O objetivo do Programa é a abertura, aos finais de semana, de 2.334 escolas da Rede Estadual de Ensino, transformando-as em centro de convivência, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de trabalho.


Programação Básica: as atividades são desenvolvidas aos sábados e domingos, das 9h às 17h, obedecendo a uma grade de atividades que incluem:

Esportes
Jogos pré-desportivos; jogos populares; brincadeiras; atletismo; esportes coletivos; ginástica e artes marciais. Exemplos: xadrez, futebol de salão, pingue-pongue, skate, judô, boxe, taco, entre outros.

Cultura
Música; teatro; artes plásticas; dança clássica e danças populares/folclóricas; gincanas; feiras; leitura; exibição de vídeos/filmes. Exemplo: capoeira, hip-hop, canto coral, gibiteca, mostras de poesia, rádio comunitária, jornal impresso ou eletrônico, etc.

Saúde
Formação de multiplicadores para ações preventivas diversas; palestras e encontros sobre temas variados. Exemplos: planejamento familiar, prevenção ao uso indevido de drogas e Doenças Sexualmente Transmissíveis, primeiros socorros, cuidados na gravidez e pericultura, responsabilidade na criação de animais domésticos, etc.

Trabalho
Informática; idiomas; curso pré-vestibular; cursos básicos de qualificação profissional. Exemplos: noções básicas de Windows, Internet, marcenaria, confeitaria, culinária, cerâmica, pintura, aulas de inglês/espanhol, etc




www.escoladafamilia.sp.gov.br

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Saudades de uma infância verdadeiramente feliz! Parte 1

Saudades de uma infância verdadeiramente feliz! - Parte 2

O poço e a Pedra



Um monge peregrino caminhava por uma estrada quando, do meio da relva alta, surgiu um homem jovem de grande estatura e com olhos muito tristes.
Assustado com aquele aparecimento inesperado, o monge parou e perguntou se poderia fazer algo por ele.
O homem abaixou os olhos e murmurou envergonhado: "sou um criminoso, um ladrão. Perdi o afeto de meus pais e dos meus amigos. Como quem afunda na lama, tenho praticado crime após crime. Tenho medo do futuro e não sinto sossego por nenhum instante. Vejo que o senhor é um monge, livre-me então desse sofrimento, dessa angústia!"- pediu ajoelhando-se.
O monge, que ouvira tudo em silêncio, fitou os olhos daquele homem e alguns instantes depois disse: "estou com muita sede. Há alguma fonte por aqui?"
Com expressão de surpresa pela repentina pergunta, o jovem respondeu: "sim, há um poço logo ali, porém nele não há roldana, nem balde. Tenho aqui, no entanto, uma corda que posso amarrar na sua cintura e descê-lo para dentro do poço. O senhor poderá tomar água até se saciar. Quando estiver satisfeito, avise-me que eu o puxarei para cima."
O monge sorrindo aceitou a idéia e logo em seguida encontrava-se dentro do poço.
Pouco depois, veio a voz do monge: "pode puxar!"
O homem deu um puxão na corda empregando grande força, mas nada do monge subir.
Era estranho, pois parecia que a corda estava mais pesada agora do que no início.
Depois de inúteis tentativas para fazer com que o monge subisse, o homem esticou o pescoço pela borda, observou a semi-escuridão do interior do poço para ver o que se passava lá no fundo.
Qual não foi sua surpresa ao ver o monge firmemente agarrado a uma grande pedra que havia na lateral.
Por um momento ficou mudo de espanto, para logo em seguida gritar zangado: "hei, que é isso? O que faz o senhor aí? Pare já com essa brincadeira boba! Está escurecendo, logo será noite. Vamos, largue essa rocha para que eu possa içá-lo."
De lá de dentro o monge pediu calma ao rapaz, explicando:
"Você é grande e forte, mas mesmo com toda essa força não consegue me puxar se eu ficar assim agarrado a esta pedra. É exatamente isso que está acontecendo com você. Você se considera um criminoso, um ladrão, uma pessoa que não merece o amor e o afeto de ninguém. Encontra-se firmemente agarrado a essas idéias. Desse jeito, mesmo que eu ou qualquer outra pessoa faça grande esforço para reerguê-lo, não vai adiantar nada."

"Tudo depende de você. Somente você pode resolver se vai continuar agarrado ou se vai se soltar. Se quer realmente mudar, é necessário que se desprenda dessas idéias negativas que o vêm mantendo no fundo do poço."

"Desprenda-se e liberte-se."
..........................................................................................................................................................................

A escuridão nada mais é do que a falta de luz, assim como o mal é a ausência do bem. Quando pensamentos negativos turvarem nossos pensamentos, ocultando nossos melhores sentimentos, busquemos a luz da verdade e o caminho do bem.
Abandonemos as pedras da ignorância e do medo que nos mantêm prisioneiros de nossas próprias imperfeições, nos poços do egoísmo e do orgulho.

Autor:
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no livro As Mais Belas Parábolas de Todos os Tempos, organizado por Alexandre Rangel, pp. 46-47, ed. Leitura, 7ª edição

www.reflexao.com.br

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Super Dica de Filme

Sinopse:

Em À PROCURA DA FELICIDADE, (The Pursuit of Happyness), Chris Gardner (Will Smith) é um homem de família lutando para sobreviver. Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, a mãe (Thandie Newton) de seu filho de cinco anos Christopher (Jaden Christopher Syre Smith) está constantemente sobre uma forte pressão financeira. Sem condições de suportar a situação, ela relutantemente decide partir.
Chris, agora um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor. Ele ingressa como estagiário numa grande importante corretora de ações, e apesar de não haver salário, ele aceita, na esperança de no final do programa conseguir um emprego e um futuro promissor. Sem apoio financeiro, Chris e seu filho são despejados de seu apartamento e logo são forçados a dormir em abrigos, estações de ônibus, banheiros e onde quer que possam achar refúgio durante a noite.
Apesar dos problemas, Chris continua a honrar seu compromisso como um pai amoroso e afetuoso, usando a afeição e a confiança que seu filho depositou nele para superar os obstáculos que encontra
.

AMIGOS DA ESCOLA



Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) que tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento da escola pública de educação básica por meio do trabalho voluntário e da ação solidária, e implementado em parceria com o Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.

O projeto incentiva a participação de voluntários (inclusive alunos, professores, diretores e funcionários) no desenvolvimento de ações educacionais - complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal - e de cidadania em benefício dos alunos, da própria escola e seus profissionais e da comunidade.

O Amigos da Escola é um projeto de comunicação, de implementação descentralizada. Ele utiliza a força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública (em seu papel essencial de educação formal e centro da comunidade); e desenvolve ferramentas úteis para a escola que realiza, ou pretende realizar, atividades com voluntários.

O que o Amigos da Escola se propõe a fazer?
Clique duas vezes para editar a legenda e o posicionamento da foto.


  • Mobiliza voluntários por meio de campanhas na TV e informa a população (pelo site e pelo telefone) quais escolas estão interessadas em receber voluntários;
  • Divulga boas experiências nos espaços jornalísticos da Rede Globo;
  • Promove dias temáticos nacionais, que podem ser aproveitados pela escola para dinamizar suas atividades e projetos;
  • Contribui com subsídios para a direção da escola, fornecendo informações e subsídios para que a própria escola desenvolva suas competências para o melhor aproveitamento e organização das atividades.


    O que não faz?

  • Não garante a presença do voluntário nas dependências da escola;
  • Não seleciona, indica ou capacita diretamente os voluntários;
  • Não pede ou oferece contribuições financeiras;
  • Não determina ou organiza atividades pela escola;
  • Não é mais um projeto a ser implantado formalmente pela escola.


  • Para receber periodicamente materiais de apoio à organização e realização de atividades de voluntariado, informações sobre iniciativas de sucesso em todo o país e publicações temáticas - além de constar da relação de escolas interessadas em contar com voluntários externos, que pode ser consultada pela população neste site, sua escola precisa estar cadastrada no Amigos da Escola.

    Fazer o cadastro é fácil:

    1) Procure saber antes se a sua escola já faz parte da rede do Amigos da Escola. Para verificar, Cclique na aba BUSCA DE ESCOLAS e procure pelo nome e endereço da escola. Todas as escolas cadastradas estão ali relacionadas. Caso já esteja, converse com o diretor da sua escola para saber mais sobre o projeto e como colaborar.

    2) Se a sua escola ainda não efetuou o cadastro, faça o download do formulário, imprima, preencha e envie para o endereço abaixo.

    3) Importante - Junto com o formulário preenchido, é preciso enviar os seguintes documentos:

    a) Declaração da Secretaria de Educação, comprovando que a escola faz parte da rede pública de ensino;

    b) Autorização do(a) diretor(a) para que a escola participe do Amigos da Escola.


    O endereço para envio do formulário e documentos anexos é:
    Projeto Amigos da Escola
    Rua Lopes Quintas, 303, Jd. Botânico.
    Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22460-010



    www.amigosdaescola.globo.com

    terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

    Oração do Amigo



    Há muito se diz que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro precioso. Há muito se diz que amizade verdadeira dura para sempre. Não tem aquelas tempestades da paixão nem a calmaria exagerada do descompromisso. É o meio termo. É a bonita sensação do estar perto e, de repente, poder se calar. Não exige tanto. Exige tudo.

    As amizades nascem do acaso. Ou de alguma força que faz com que uma simples brincadeira, uma informação, um caderno emprestado, uma dor seja capaz de unir duas pessoas. E a cumplicidade vai ganhando corpo e o desejo de estar junto vai aumentando e, com ele, a sensação sempre boa do poder partilhar, de se doar.

    Há muito se diz que os amigos verdadeiros são aqueles que se fazem presentes nos momentos mais difíceis da vida, naqueles momentos em que a dor parece querer superar o desejo de viver. De fato, os amigos são necessários nesses momentos. Mas talvez a amizade maior seja aquela em que um amigo é capaz de estar ao lado do outro nos momentos de glória e vibrar com essa glória; não ter inveja, não querer destruir o troféu conquistado. Aplaudir e se fazer presente, ser presente.

    A amizade não obedece à ordem da proporcionalidade do merecimento. Não há sentido em querer de volta tudo o que gratuitamente se distribuiu. A cobrança esmaga a espontaneidade da amizade, e a surpresa alimenta o desejo de estar junto. O amigo gosta de surpreender o outro com pequenos gestos. Coisas aqui e ali que roubam um sorriso, um abraço, um suspiro. E tudo puro, tudo lindo.

    Há muito se diz que não é possível viver sozinho. A jornada é penosa e sem amparo é difícil caminhar. Juntos os pássaros voam com mais tranqüilidade. Juntas, as gaivotas revezam a liderança para que ninguém se canse demais. Juntos é possível aos golfinhos comentarem sobre a beleza de um oceano infinito. Juntos, mulheres e homens partilham momentos inesquecíveis de uma natureza que não se cansa de surpreender.

    Eu Te peço, Senhor, nesta singela oração, que eu seja fiel aos meus amigos. São poucos e impossível seria que fossem muitos. São poucos, mas são preciosos. Eu Te peço, Senhor, que eu não padeça do mal da inveja que traz consigo outros desvios, como a fofoca. A terrível fofoca que humilha, maltrata, faz sofrer. Eu Te peço, Senhor, que o sucesso do outro me impulsione a construir o meu caminho e que jamais eu tenha a ânsia de querer atrapalhar a subida de meu amigo. Eu Te peço, Senhor, que eu seja leal. Que eu saiba ouvir sempre e saiba quando é necessário falar.

    Senhor, eu sei que a regra de ouro da amizade consiste em não fazer ao amigo aquilo que eu não gostaria que ele fizesse a mim. E eu Te peço que eu seja fiel a essa intenção. Que eu tenha poucos amigos, mas amigos que permaneçam para sempre. Não poderia ter muitos; não teria tempo para cuidar de todos, e de amigo a gente cuida, acolhe, ama.

    Senhor, proteja os meus amigos. Que nessa linda jornada consigamos conviver em harmonia. Que nesse lindo espetáculo possamos subir juntos ao palco. Sem protagonista. Ou melhor, que todos sejam protagonistas e que todos percebam a importância de estar ali. No palco. Na vida.
    Obrigado, Senhor, pelo dom de viver e conviver. Obrigado, Senhor, pelo dom de sentir e manifestar o meu sentimento. Obrigado, Senhor, pela capacidade de amar, que é abundante e sem fim. Amém.

    Gabriel Chalita
    http://gabrielchalita.cancaonova.com/internas.php?id=228

    sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

    Super dica de filme!


    Desafiando Gigantes ( Facing the Giants)



    Sinopse:

    Nunca Desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé O PODER DA CRENÇA PROPORCIONA A HABILIDADE DE VENCER. Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer.

    "NUNCA DESISTA DOS SEUS OBJETIVOS."

    Cenas do filmes: http://br.youtube.com/watch?v=ksR0SPoz1zs&feature=related

    Santo Agostinho

    Santo Agostinho

    " A medida do amor é amar sem medida."

    Imagem de Destaque

    Filósofo e doutor da Igreja. Um dos maiores pensadores da Igreja na época patrística, teve, através de fecunda produção literária, grande influência no pensamento religioso, filosófico e teológico de sua época e das que se lhe seguiram. Filho de Patrício, pagão, e de santa Mônica, católica, em criança chegou a ser catecúmeno mas não foi batizado. Estudou em Cartargo, preparando-se para uma carreira de retórico. As recriminações que a si mesmo fez, mais tarde, não nos permitem supor que houvesse mergulhado em licenciosidade extravagante durante sua vida estudantil. Sua moral era a da época : a continência parecia-lhe fora de propósito e, antes dos 20 anos de idade era pai de um menino, Adeodato, que tivera de uma concubina sofreu a influência do maniqueísmo (religião sincretista gnóstica fundada por Maniou Maniqueu, século III, na Pérsia, segundo a qual o universo é criação de dois princípios, que se combatem: o bem, ou Deus, e o mal, ou o diabo) atraído pelas possibilidade ascéticas da seita, que abandonou ao desiludir-se com seu chefe Fausto. Ao tentar carreira como professor em Roma, não teve sucesso, e em 384, foi para Milão, onde encontrou santo Ambrósio, bispo-estadista da cidade, então empenhado no combate ao arianismo. Esse encontro influenciou fortemente santo Agostinho. Já inclinado para o cristianismo Agostinho estudou a doutrina dos filósofos neoplatonistas de que tanto se valeram os Padres da Igreja. Após a famosa cena do jardim narrado em suas Confissões, quando aplicou às suas próprias angústias como revelação divina, as palavras que ouvira de uma criança, encontrou paz interior. Em 387, foi recebido como converso e batizado por Ambrósio, juntamente com seu discípulo Alípio e seu filho Adeodato. Voltando à África, foi feito Padre, bispo-auxiliar e bispo de Hipona, pequenino porto do Mediterrâneo que iria celebrar durante seu episcopado. Limitado geograficamente à sua diocese, Agostinho não mais saiu da África, mas seu pensamento, expresso em milhares de cartas, diálogos, tratados, solilóquios (neologismo que inventou), corria todo o mundo.

    Santo Agostinho é considerado um dos fundadores da Teologia, onde sua principal obra De Trinitate, em quinze livros, uma sistematização da doutrina cristã. Das três grandes polêmicas em que se envolveu, contra os donatistas (heresia de Donato, bispo de Cartago, segundo a qual o Pai era superior ao Filho, e o Filho superior ao Espírito Santo) , contra o maniqueísmo e contra o pelagianismo (doutrina dissidente do frade Pelágio, segundo a qual não existe pecado original, nem necessidade da graça divina para a salvação), resultaram muitas obras, entre as quais Doctrina christiana, De Libero arbitrio. Suas obras mais populares, cujo interesse perdura, são as Confissões (Confessiones), obra autobiográfica, e a Cidade de Deus (De civitate Dei) em que discute o problema do bem e o mal, as relações do mundo material e espiritual. Seu estilo literário era primoroso, tomando partido total da flexibilidade da língua. Era um formidável formador de frases, que muitas vezes tornaram-se ponto de partida para controvérsias (como a da predestinação). Suas obras exerceram imensa influência sobre o pensamento filosófico-religioso de toda Idade Média. Sua doutrina trinitária é fundamental. Ensinou que não há subordinação entre as pessoas da Santíssima Trindade, como queriam Tertuliano e Orígenes. Em outros pontos, todavia, contém contradições profundas, devido à mistura de platonismo e neoplatonismo com idéias tradicionais da religiosidade popular. Ofuscada pelo tomismo (doutrina teológica e filosófica de Santo Tomás de Aquino), seu pensamento reapareceria com Lutero e principalmente com Calvino e com os jansenistas (pertencente a doutrina de Cornélio Jansen, bispo de Ipres, sobre a graça e a predestinação), exercendo de novo, hoje, decisiva influência na teologia dialética.

    Autor: Francisco Braga

    Frases de Santo Agostinho

    "Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz."

    "Quer louvar-te o homem, esta parcela de tua criação! Tu próprio o incitas para que sinta prazer em louvar-te. Fizeste-nos para ti e inqueito esta nosso coração, enquanto no repousa em Ti."

    "Para alcançarmos esta vida feliz, a verdadeira Vida nos ensinou a orar."

    "Não é de admirar se a soberba gera a separação, a caridade, a unidade."

    "Oh eterna verdade, verdadeira caridade e querida eternidade! És o meu Deus, por ti suspiro dia e noite"

    "Que eu te conheça, ó conhecedor meu! Que eu também te conheça como sou conhecido! Tu, ó força de minha alma, entra dentro dela, ajusta-a a ti, para a teres e possuíres sem mancha nem ruga."

    "Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente."

    "Teu desejo é a tua oração; se o desejo é contínuo, também a oração é contínua. Não foi em vão que o Apóstolo disse: Orai sem cessar (1Ts 5,17). Ainda que faças qualquer coisa, se desejas aquele repouso do Sábado eterno, não cessas de orar. Se não queres cessar de orar, não cesses de desejar."

    "A paixão do Senhor mostra-nos as dificuldades da vida presente, em que é preciso trabalhar, sofrer e por fim morrer. A ressurreição e glorificação do Senhor nos revelam a vida que um dia nos será dada."

    "Não temos então medo de fraquejar? Por quê? Porque invocaremos o nome do Senhor. Como venceriam os mártires, se neles não vencesse aquele que disse: Alegrai-vos porque eu venci o mundo? (João 16,33)"

    "Tens o que oferecer. Não examines o rebanho, não apresentes navios e não atravesses as mais longínquas regiões em busca de perfumes. Procura em teu coração aquilo que Deus gosta."

    "Grandes coisas o Senhor nos promete no futuro! Por que a fraqueza humana ainda hesita em acreditar que um dia os homens viverão em Deus? Muito mais incrível é o que já aconteceu: Deus morreu pelos homens."

    "Amando o próximo e cuidando dele, vais percorrendo o teu caminho. Ajuda, portanto, aquele que tens ao lado enquanto caminhas neste mundo, e chegarás junto daquele com quem desejas permanecer para sempre."

    "Eu peço: amai comigo, correi crendo comigo, desejemos a pátria celeste, suspiremos pela pátria do alto, sintamo-nos como peregrinos aqui."

    "Que deseja a alma com mais veemência do que a verdade?"

    "Por maior que seja o temor da morte, deve vencê-lo a força do amor com que se ama aquele que, sendo nossa vida, quis sofrer até a morte por nós."

    "Disse muito bem quem definiu o amigo como metade da própria alma. Eu tinha de fato a sensação de que nossas duas almas fossem uma em dois corpos."

    "Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas."

    "Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer."

    "Há dois tipos de pessoas, porque há duas formas de amor. Um amor santo, outro egoísta. Um se preocupa com o bem comum em favor do entendimento mútuo e da fraternidade espiritual, o outro procura submeter o bem comum ao próprio bem, satisfazendo a arrogância e a ânsia de domínio; um é submisso a Deus, enquanto o outro trabalha para igualar-se a Deus. Enquanto um trabalha pela paz, o outro é insubordinado; um prefere a verdade às honras humanas, o outro anseia pelos louvores, ainda que sejam falsos; um é amigo, o outro é invejoso; um deseja para o próximo o mesmo que deseja para si, o outro deseja submeter o próximo a si mesmo; um ajuda os demais interessado neles, o outro interessa-se por si mesmo".

    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

    Ter equilibrio na vida?

    Palestra de Brian Dyson - (ex-presidente da Coca-Cola Co.)

    Imagine a vida como um jogo, no qual você faz malabarismo com cinco bolas que são lançadas no ar... Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito. O trabalho é a única bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas.

    Entendam isso e assim conseguirão o equilíbrio na vida. Como?

    1. Não diminua seu próprio valor comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.

    2. Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só você tem condições de escolher o que é melhor para si próprio.

    3. Dê valor e respeite as coisas mais queridas de seu coração. Apegue-se a ela como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.

    4. Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro. Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de suas vidas.

    5. Não desista enquanto ainda é capaz de um esforço a mais.

    6. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar.

    7. Não tema admitir que não é perfeito.

    8. Não tema enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.

    9. Não exclua o amor de sua vida dizendo que não se pode encontrá-lo.. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas. Corra atrás de seu amor, ainda dá tempo!

    10. Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai.

    11. Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente.

    12. Não use imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se pode recuperar uma palavra dita.

    A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo. Lembre-se: " Ontem é história. Amanhã é mistério e HOJE é uma dádiva. Por isso se chama 'PRESENTE'."


    Se você quiser, passe este recado para as pessoas que são importantes para você, porque segundo Brian sugeriu: 'apegue-se às coisas que são queridas ao seu coração (entre elas os amigos). Sem elas a vida carece de sentido'.

    UMA OTIMA SEMANA PARA VOCES ,MEUS AMIGOS

    quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

    Quaresma

    Imagem de Destaque

    Quaresma

    Como viver bem esse tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola?

    Neste tempo especial de graças que é a Quaresma devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. O Apóstolo São Paulo insistia: "Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!" (2 Cor 5, 20); "exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação." (2 Cor 6, 1-2).

    Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma.

    Na Quarta-Feira de Cinzas, quando ela começa, os sacerdotes colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na Missa. O sentido deste gesto é de lembrar que um dia a vida termina neste mundo, "voltamos ao pó" que as cinzas lembram. Por causa do pecado, Deus disse a Adão: "És pó, e ao pó tu hás de tornar". (Gênesis 2, 19)

    Este sacramental da Igreja lembra-nos que estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso. As cinzas humildemente nos lembram que após a morte prestaremos contas de todos os nossos atos, e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens, etc.

    Esses quarenta dias, devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola ('remédios contra o pecado'). É tempo para se meditar profundamente a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos Santos, viver um pouco de mortificação (cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos, a TV, alguma diversão, etc.) com a intenção de fortalecer o espírito para que possa vencer as fraquezas da carne.

    Na Oração da Missa de Cinzas a Igreja reza: "Concedei-nos ó Deus todo poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma para que a penitência nos fortaleça contra o espírito do Mal".

    Sabemos como devemos viver, mas não temos força espiritual para isso. A mortificação fortalece o espírito. Não é a valorização do sacrifício por ele mesmo, e de maneira masoquista, mas pelo fruto de conversão e fortalecimento espiritual que ele traz; é um meio, não um fim.

    Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: "Vigiai e orai, porque o espírito é forte mas a carne é fraca".

    Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um tempo de tristeza, ao contrário, pois a alma fica mais leve e feliz. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma.

    Santo Agostinho dizia que "o pecador não suporta nem a si mesmo", e que "os teus pecados são a tua tristeza; deixa que a santidade seja a tua alegria". A verdadeira alegria brota no bojo da virtude, da graça; então, a Quaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus.

    Para isso podemos fazer uma confissão bem feita; o meio mais eficaz para se livrar do pecado. Jesus instituiu a confissão em sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição (Jo 20,22) dizendo-lhes: "a quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados". Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência.

    Jesus quis que nos confessemos com o sacerdote da Igreja, seu ministro, porque ele também é fraco e humano, e pode nos compreender, orientar e perdoar pela autoridade de Deus. Especialmente aqueles que há muito não se confessam, têm na Quaresma uma graça especial de Deus para se aproximar do confessor e entregar a Cristo nele representado, as suas misérias.

    Uma prática muito salutar que a Igreja nos recomenda durante a Quaresma, uma vez por semana, é fazer o exercício da Via Sacra, na igreja, recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o seu sofrimento para nos salvar. Isto aumenta em nós o amor a Jesus e aos outros.

    Não podemos esquecer também que a Santa Missa é a prática de piedade mais importante da fé católica, e que dela devemos participar, se possível, todos os dias da Quaresma. Na Missa estamos diante do Calvário, o mesmo e único Calvário. Sim, não é a repetição do Calvário, nem apenas a sua "lembrança", mas a sua "presentificação"; é a atualização do Sacrifício único de Jesus. A Igreja nos lembra que todas as vezes que participamos bem da Missa, "torna-se presente a nossa redenção".

    Assim podemos viver bem a Quaresma e participar bem da Páscoa do Senhor, enriquecendo a nossa alma com as suas graças extraordinárias; podendo ser melhor e viver melhor.

    Foto Felipe Aquino
    felipeaquino@cancaonova.com
    Prof. Felipe Aquino, casado, 5 fihos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Conheça mais em www.cleofas.com.br

    sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

    São Francisco de Assis


    "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível."
    São Francisco de Assis



    ************************************************************************************************

    A Oração da Paz de São Francisco de Assis

    Cada uma das frases dessa Oração merece ser refletida em profundidade para que a sua compreensão faça do nosso pedido uma expressão verdadeira de nosso desejo de paz. Esse texto é de Leonardo Boff, um de nossos maiores teólogos, franciscano de origem e de coração. Ele transporta essa Oração para o mundo atual, ajudando-nos na assimilação desta mensagem pronunciada através dos séculos por todos os povos e credos, para que tornemos autênticos instrumentos de paz.

    E que assim seja, Amém!

    Senhor,
    Fazei-me um instrumento de vossa paz.
    Onde houver ódio, que eu leve o amor,
    Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
    Onde houver discórdia, que eu leve a união.
    Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
    Onde houver erro, que eu leve a verdade.
    Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
    Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
    Onde houver trevas, que eu leve a luz!
    Ó Mestre,
    Fazei que eu procure mais.
    Consolar, que ser consolado.
    Compreender, que ser compreendido.
    Amar, que ser amado.
    Pois é dando, que se recebe.
    É perdoando, que se é perdoado e
    é morrendo, que se vive para a vida eterna!


    Senhor, Fazei-me um instrumento de vossa paz...
    Ó Deus, sois o único Senhor de nossa vida, de nosso coração e de nosso destino. Libertai-nos dos falsos senhores que nos iludem com suas promessas, pois não trazem nem vida nem paz. Dai-nos força para resistir e para buscar a paz através da justiça e do serviço humilde a todos. Amém. Senhor, afastai-nos os obstáculos no caminho de vossa paz: a inveja, o medo da morte e esquecimento de Vossa presença, religando todos os seres. Fortalecei em nós os dinamismos do amor, da colaboração e da acolhida para que possa desabrochar em nós a paz duradoura. Amém. Senhor, fazei-nos construtores da ordenação que se orienta pela justiça e pela cordialidade, capaz de trazer paz ao mundo. Dai-nos o sentido do equilíbrio dinâmico para que a nossa paz esteja nas nossas intenções, nos meios que usamos e nos fins que almejamos. Amém. Senhor, fazei-nos instrumentos de vossa paz na medida em que procuramos viver em paz com nós mesmos, com a comunidade mais próxima, com a sociedade desigual e no meio dos piores conflitos. Que posamos nos esforçar para suportar tensões e contradições, buscando manter comunhão com todas as criaturas e tornando visível a vossa paz. Amém.

    ONDE HOUVER ÓDIO, QUE EU LEVE O AMOR... Fazei-me que desentranhemos de nós o amor escondido sob as cinzas de ódios secretos. Que nosso amor nos outros suscite o amor escondido neles, capazes de transformar o ódio. Fazei-me que o amor incendeie nossos corações, irradie em nossas atitudes e se realize em nossas ações, para que o ódio não tenha mais lugar dentro de nós.

    ONDE HOUVER OFENSA, QUE EU LEVE O PERDÃO... No dia que fizerdes o balanço de nossa história, perdoai os que ofenderam e humilharam nossos irmãos e irmãs, pois eles também são nossos filhos e filhas. Mas dai-nos força para nunca fazermos o que eles fizeram. Antes tornai-nos seres de solidariedade, de compaixão e de amor ilimitado. Amém.

    ONDE HOUVER DISCÓRDIA, QUE EU LEVE A UNIÃO... Dai-nos sede de justiça, de compaixão e tolerância para convivermos jovialmente uns com os outros. Dai-nos um coração que sinta o pulsar do coração do Universo e de cada criatura. Sintonizando com o Vosso Coração divino que tudo une, tudo diversifica e tudo faz convergir. Amém.

    ONDE HOUVER DÚVIDA, QUE EU LEVE A FÉ... Não deixeis que a dúvida apague as estrela-guias que iluminam nossa caminhada. Dai-nos a fé-confiança que nos coloca em Vossas mãos. Concedei-nos a fé-crença em Vosso desígnio, que nos quer reunidos em Vosso Reino junto com toda a criação. Amém.

    ONDE HOUVER ERRO, QUE EU LEVE A VERDADE... Fazei-nos corajosos na descobertas de nossos erros, especialmente daqueles que encobrem Vossa presença em todas as coisas. Que a verdade brilhe por nossas palavras sinceras, por nossos gestos humanizados, por nossas intenções puras e por nossa busca permanente de fidelidade à verdade. Nunca permitais que oprimamos os outros em nome da verdade religiosa. Amém.

    ONDE HOUVER DESESPERO, QUE EU LEVE A ESPERANÇA... Que eu seja solidário na luta dos que buscam a justiça. Que saiba criar uma atmosfera de confiança ilimitada no Vosso misterioso projeto de amor. Que tenha palavras inspiradas para suscitar a esperança inarredável de vivermos para sempre em Vossa casa com todos os que nos procederem na história. Amém.

    ONDE HOUVER TRISTEZA, QUE EU LEVE A ALEGRIA... Fazei que a minha alegria nasça da compaixão sincera pelos que sofrem, da solidariedade verdadeira com os injustiçados e de minha própria conversão à fraternidade universal. Amém.

    ONDE HOUVER TREVAS, QUE EU LEVE A LUZ... Vós sois a luz verdadeira que ilumina cada pessoa que vem a esse mundo. Fazei que eu possa, por palavras inspiradas, por gestos consoladores e por um coração caloroso, dissipar as trevas humanas para que a Vossa luz nos mostre o caminho e trazer a alegria à vida. Amém.

    Ó MESTRE... Ó Mestre; fazei que em nosso interior ressoe a Vossa sabedoria e o exemplo de Vossa coerência até a morte. Que sejamos Vossos discípulos fiéis na medida em que realizarmos o que nos ensinais, para sermos verdadeiramente instrumentos de amor e de paz. Amém.

    FAZEI QUE EU PROCURE MAIS CONSOLAR, QUE SER CONSOLADO... Ó Mestre; que eu possa sair da minha própria dor para escutar o grito de quem sofre ao meu lado. Que tenhas palavras que consolem e gestos que criem serenidade, entrega confiante e paz profunda. Amém.

    FAZEI QUE EU PROCURE MAIS COMPREENDER, QUE SER COMPREENDIDO... Ó Mestre; fazei que consiga acolher o outro assim como é. Só assim o compreenderei como quero ser compreendido. Concedei-me ver o menor sinal de verdade, de bondade e de amor no outro para reforçá-lo e permitir que venha à plena luz. Amém.

    FAZER QUE EU PROCURE MAIS AMAR, QUE SER AMADO... Ó Mestre; que eu acolha com generosidade e alegria o amor que me é dado, mas que me empenhe, sobretudo em fazer com os que me cercam se sintam amados. Fazei que nos sintamos amados por Vós para experimentarmos a suprema felicidade concedida nesta vida. Amém.

    POIS É DANDO QUE SE RECEBE... Ó Mestre; fazei-nos entender que dando generosa e gratuitamente receberemos também com superabundância tudo o que precisamos. Que possamos orientar nossa vida pela generosidade que nos devolverá sempre mais compreensão, mais acolhida e mais amor. Amém.

    É PERDOANDO QUE SE É PERDOADO... Ó Mestre; muitas vezes e de muitos modos nos perdoastes ilimitadamente, como uma mãe perdoa um filho. Fazei que perdoemos também nós a quem nos tem ofendido. E que nunca deixemos de crer na generosidade do coração, capaz de perdoar mesmo quando injustamente ferido por muitas ofensas. Amém.

    E É MORRENDO QUE SE VIVE PARA A VIDA ETERNA... Ó Mestre; ensinai-nos a viver de tal forma que acolhamos a morte como amiga e irmã. Ela não nos tira a vida, mas nos conduz à Fonte de toda a vida. Que possamos perceber na vida terrena o começo da vida celestial e eterna. Amém.

    ( Fonte: www.sabedoriadosmestres.com.br)