sábado, 18 de abril de 2009

INSTITUTO GUGA KUERTEN

WWW.IGK.ORG.BR

APRESENTAÇÃO, POR ALICE THÜMMEL KUERTEN, PRESIDENTE DO IGK

"O fato de 'querer ser útil' e de 'querer ouvir' sempre foi uma constante na minha vida, desde adolescente. Quando pequena, eu sempre me oferecia para ajudar as pessoas com algum serviço que eu soubesse fazer. Na adolescência, eu me envolvia com trabalhos de igrejas, de creches e de comunidade, na cidade de Brusque (SC). Por gostar da área social, escolhi a profissão de Assistente Social, visando sempre atuar em trabalhos que promovam o ser humano como cidadão na luta pelos seus direitos e cumprimento dos seus deveres. Como pessoa física, sempre atuei como voluntária junto a ações da cidadania do Conselho de Moradores, instituições filantrópicas e programas esportivos, por ter sido atleta do tênis, basquete e vôlei, desde os 12 anos de idade. Com o nascimento do meu filho Guilherme, Portador de Deficiência Física e Mental, o nosso foco de voluntariado se voltou também a instituições que trabalham com e pelo Portador de Deficiência. Há mais de 15 anos participo diretamente da Diretoria da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Florianópolis e em favor dos movimentos de inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência. Aos poucos, fomos envolvendo toda a família nas ações de voluntariado. Independentemente dessas nossas ações de pessoa física e considerando o sucesso do Guga conseguido graças também ao seu esforço, dedicação e disciplina, achamos que deveríamos institucionalizar também algumas ações filantrópicas criando o Instituto, para que pudesse captar recursos, investir em projetos já existentes, articular e mobilizar ações sociais e desenvolver alguns programas específicos, tanto na área do esporte como na de atendimento ao Portador de Deficiência." ALICE THÜMEL KUERTEN

HISTÓRIA

O IGK foi lançado oficialmente no dia 17 de agosto de 2000, poucos dias antes de Guga conquistar seu primeiro troféu em quadra rápida, no torneio de Indianápolis (EUA).

Na ocasião, foi realizada uma cerimônia na cidade natal de Guga, em Florianópolis (SC), com a presença da mãe do tenista Alice Kuerten, presidente do IGK, e do irmão mais velho de Guga, Rafael, vice-presidente.

O Instituto Guga Kuerten (IGK) surgiu como uma forma de organizar e ampliar o envolvimento da família de Guga em ações sociais.

Assim como aconteceu com a carreira de Guga, o IGK está crescendo aos poucos e de forma planejada. Com o sucesso do tenista brasileiro e suas vitórias, a família Kuerten pôde exercitar cada vez mais sua responsabilidade social, mobilizando esforços, recursos e estabelecendo parcerias para o desenvolvimento de novas ações sociais.

O IGK é uma associação civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Florianópolis (SC). Seus objetivos são exclusivamente educacionais, esportivos e sociais, de caráter filantrópico.


SEJA UM AMIGO IGK

Através de contribuições financeiras periódicas os Amigos IGK, pessoas ou empresas, podem colaborar diretamente para o desenvolvimento de nossos projetos. As doações são feitas por meio de depósito em conta corrente, com valores a partir de R$ 20,00.

Informações da conta: Banco do Brasil, Agência 1453-2, Conta Corrente 33003-5
Para que possamos providenciar seu recibo faça seu cadastro ou envie seu recibo de depósito via fax ou correio.
Centro Executivo Aldo Kuerten - Av Madre Benvenuta, 1168 - Sala 201 - Bairro Santa Mônica - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil - Cep 88035-000
Fone (48) 3331 4631

Todas as doações serão aplicadas integralmente em um de nossos projetos. Ser um cidadão socialmente responsável pode ser um grande diferencial.

PRÍNCIPE POETA (Alexandre Lemos - APAE)

ILUSÕES DO AMANHÃ


Por que eu vivo procurando
Um motivo de viver,
Se a vida às vezes parece de mim esquecer?

Procuro em todas, mas todas não são você
Eu quero apenas viver
Se não for para mim que seja pra você.

Mas às vezes você parece me ignorar
Sem nem ao menos me olhar
Me machucando pra valer.

Atrás dos meus sonhos eu vou correr
Eu vou me achar, pra mais tarde em você me perder.

Se a vida dá presente pra cada um
O meu, cadê?

Será que esse mundo tem jeito?
Esse mundo cheio de preconceito.

Quando estou só, preso na minha solidão
Juntando pedaços de mim que caíam ao chão
Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou.

Talvez eu seja um tolo,
Que acredita num sonho
Na procura de te esquecer
Eu fiz brotar a flor
Para carregar junto ao peito
E crer que esse mundo ainda tem jeito
E como príncipe sonhador
Sou um tolo que acredita ainda no amor.

PRÍNCIPE POETA (Alexandre Lemos - APAE)

Este poema foi escrito por um aluno da APAE, chamado, pela sociedade, de excepcional.
Excepcional é a sua sensibilidade, não é mesmo ?
Ele tem 28 anos, com idade mental de 15.
Se uma pessoa assim acredita tanto porque as que se dizem normais não acreditam?
E aí eu pergunto, incluindo-me juntamente com todas as pessoas, como estão nossos sonhos ??
Como estão nossos propósitos e estratégias para concretizar estes sonhos ??
Estamos realmente comprometidos com os compromissos que assumimos ??


Dependendo das respostas:

COMO SERÁ NOSSO AMANHÃ !?!?!?!?