sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Santo Agostinho

Santo Agostinho

" A medida do amor é amar sem medida."

Imagem de Destaque

Filósofo e doutor da Igreja. Um dos maiores pensadores da Igreja na época patrística, teve, através de fecunda produção literária, grande influência no pensamento religioso, filosófico e teológico de sua época e das que se lhe seguiram. Filho de Patrício, pagão, e de santa Mônica, católica, em criança chegou a ser catecúmeno mas não foi batizado. Estudou em Cartargo, preparando-se para uma carreira de retórico. As recriminações que a si mesmo fez, mais tarde, não nos permitem supor que houvesse mergulhado em licenciosidade extravagante durante sua vida estudantil. Sua moral era a da época : a continência parecia-lhe fora de propósito e, antes dos 20 anos de idade era pai de um menino, Adeodato, que tivera de uma concubina sofreu a influência do maniqueísmo (religião sincretista gnóstica fundada por Maniou Maniqueu, século III, na Pérsia, segundo a qual o universo é criação de dois princípios, que se combatem: o bem, ou Deus, e o mal, ou o diabo) atraído pelas possibilidade ascéticas da seita, que abandonou ao desiludir-se com seu chefe Fausto. Ao tentar carreira como professor em Roma, não teve sucesso, e em 384, foi para Milão, onde encontrou santo Ambrósio, bispo-estadista da cidade, então empenhado no combate ao arianismo. Esse encontro influenciou fortemente santo Agostinho. Já inclinado para o cristianismo Agostinho estudou a doutrina dos filósofos neoplatonistas de que tanto se valeram os Padres da Igreja. Após a famosa cena do jardim narrado em suas Confissões, quando aplicou às suas próprias angústias como revelação divina, as palavras que ouvira de uma criança, encontrou paz interior. Em 387, foi recebido como converso e batizado por Ambrósio, juntamente com seu discípulo Alípio e seu filho Adeodato. Voltando à África, foi feito Padre, bispo-auxiliar e bispo de Hipona, pequenino porto do Mediterrâneo que iria celebrar durante seu episcopado. Limitado geograficamente à sua diocese, Agostinho não mais saiu da África, mas seu pensamento, expresso em milhares de cartas, diálogos, tratados, solilóquios (neologismo que inventou), corria todo o mundo.

Santo Agostinho é considerado um dos fundadores da Teologia, onde sua principal obra De Trinitate, em quinze livros, uma sistematização da doutrina cristã. Das três grandes polêmicas em que se envolveu, contra os donatistas (heresia de Donato, bispo de Cartago, segundo a qual o Pai era superior ao Filho, e o Filho superior ao Espírito Santo) , contra o maniqueísmo e contra o pelagianismo (doutrina dissidente do frade Pelágio, segundo a qual não existe pecado original, nem necessidade da graça divina para a salvação), resultaram muitas obras, entre as quais Doctrina christiana, De Libero arbitrio. Suas obras mais populares, cujo interesse perdura, são as Confissões (Confessiones), obra autobiográfica, e a Cidade de Deus (De civitate Dei) em que discute o problema do bem e o mal, as relações do mundo material e espiritual. Seu estilo literário era primoroso, tomando partido total da flexibilidade da língua. Era um formidável formador de frases, que muitas vezes tornaram-se ponto de partida para controvérsias (como a da predestinação). Suas obras exerceram imensa influência sobre o pensamento filosófico-religioso de toda Idade Média. Sua doutrina trinitária é fundamental. Ensinou que não há subordinação entre as pessoas da Santíssima Trindade, como queriam Tertuliano e Orígenes. Em outros pontos, todavia, contém contradições profundas, devido à mistura de platonismo e neoplatonismo com idéias tradicionais da religiosidade popular. Ofuscada pelo tomismo (doutrina teológica e filosófica de Santo Tomás de Aquino), seu pensamento reapareceria com Lutero e principalmente com Calvino e com os jansenistas (pertencente a doutrina de Cornélio Jansen, bispo de Ipres, sobre a graça e a predestinação), exercendo de novo, hoje, decisiva influência na teologia dialética.

Autor: Francisco Braga

Frases de Santo Agostinho

"Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz."

"Quer louvar-te o homem, esta parcela de tua criação! Tu próprio o incitas para que sinta prazer em louvar-te. Fizeste-nos para ti e inqueito esta nosso coração, enquanto no repousa em Ti."

"Para alcançarmos esta vida feliz, a verdadeira Vida nos ensinou a orar."

"Não é de admirar se a soberba gera a separação, a caridade, a unidade."

"Oh eterna verdade, verdadeira caridade e querida eternidade! És o meu Deus, por ti suspiro dia e noite"

"Que eu te conheça, ó conhecedor meu! Que eu também te conheça como sou conhecido! Tu, ó força de minha alma, entra dentro dela, ajusta-a a ti, para a teres e possuíres sem mancha nem ruga."

"Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente."

"Teu desejo é a tua oração; se o desejo é contínuo, também a oração é contínua. Não foi em vão que o Apóstolo disse: Orai sem cessar (1Ts 5,17). Ainda que faças qualquer coisa, se desejas aquele repouso do Sábado eterno, não cessas de orar. Se não queres cessar de orar, não cesses de desejar."

"A paixão do Senhor mostra-nos as dificuldades da vida presente, em que é preciso trabalhar, sofrer e por fim morrer. A ressurreição e glorificação do Senhor nos revelam a vida que um dia nos será dada."

"Não temos então medo de fraquejar? Por quê? Porque invocaremos o nome do Senhor. Como venceriam os mártires, se neles não vencesse aquele que disse: Alegrai-vos porque eu venci o mundo? (João 16,33)"

"Tens o que oferecer. Não examines o rebanho, não apresentes navios e não atravesses as mais longínquas regiões em busca de perfumes. Procura em teu coração aquilo que Deus gosta."

"Grandes coisas o Senhor nos promete no futuro! Por que a fraqueza humana ainda hesita em acreditar que um dia os homens viverão em Deus? Muito mais incrível é o que já aconteceu: Deus morreu pelos homens."

"Amando o próximo e cuidando dele, vais percorrendo o teu caminho. Ajuda, portanto, aquele que tens ao lado enquanto caminhas neste mundo, e chegarás junto daquele com quem desejas permanecer para sempre."

"Eu peço: amai comigo, correi crendo comigo, desejemos a pátria celeste, suspiremos pela pátria do alto, sintamo-nos como peregrinos aqui."

"Que deseja a alma com mais veemência do que a verdade?"

"Por maior que seja o temor da morte, deve vencê-lo a força do amor com que se ama aquele que, sendo nossa vida, quis sofrer até a morte por nós."

"Disse muito bem quem definiu o amigo como metade da própria alma. Eu tinha de fato a sensação de que nossas duas almas fossem uma em dois corpos."

"Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas."

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer."

"Há dois tipos de pessoas, porque há duas formas de amor. Um amor santo, outro egoísta. Um se preocupa com o bem comum em favor do entendimento mútuo e da fraternidade espiritual, o outro procura submeter o bem comum ao próprio bem, satisfazendo a arrogância e a ânsia de domínio; um é submisso a Deus, enquanto o outro trabalha para igualar-se a Deus. Enquanto um trabalha pela paz, o outro é insubordinado; um prefere a verdade às honras humanas, o outro anseia pelos louvores, ainda que sejam falsos; um é amigo, o outro é invejoso; um deseja para o próximo o mesmo que deseja para si, o outro deseja submeter o próximo a si mesmo; um ajuda os demais interessado neles, o outro interessa-se por si mesmo".

Nenhum comentário: